7 de maio de 2013

Malas Feitas... Penafiel


O "Malas feitas" de hoje vai para fora cá dentro... fiz esta viagem vezes sem conta!
Penafiel é uma cidade portuguesa situada na região Norte, a 30 quilómetros a leste da cidade do Porto. É uma cidade muito antiga a 2ª cidade mais antiga do norte do país. Adquiriu o estatuto de cidade em 1770, antiga mas que acompanha como poucas a evolução e a modernidade, com muita coisa para ver, e principalmente usufruir.
Vamos começar pelo princípio...



A visita a Penafiel deve começar com um passeio a pé pela zona histórica. O que ver? Para além das ruas lindissimas aconselho a entrada nas diversas igrejas.


Um passeio até ao jardim do Sameiro onde podem ver o Santuário da Nossa Senhora da Piedade (Sameiro) e ter uma vista privilegiada para centro histórico da cidade.
Depois de conhecidos os cantos da casa, vamos abrir as portas. Os museus!


 Museu de Arte Sacra,  aberto de segunda-feira a sábado, das 14 às 18 horas, encerra à sexta -feira e Domingos só por marcação. Localização: Largo da Misericórdia. Para conhecer melhor visitem o site (aqui).



Museu Municipal, uma das últimas obras assinadas pelo arquitecto Fernando Távora. Em 2010 foi considerado o melhor museu de Portugal e foi nomeado para vários prémios internacionais.  Aberto todos os dias e gratuito aos Domingos. Localização: Rua do Paço, s/n.

O Galeria Gabinete oferece exposições mensais e é sempre um bom espaço para visitar e conhecer gente boa! Localização: Rua Alfredo Pereira nº 3. Site (aqui)

Vamos até ao exterior da cidade...


Da cultura megalítica, resta, na freguesia de Santa Marta,  a Anta
Monumento do mesmo período é o Menir de Luzim, marco sepulcral com dois metros e meio de altura que tem três mil a quatro mil anos. Ainda na freguesia de Luzim, encontram-se as Gravuras rupestres de Lomar com três mil anos. Em vários locais do concelho existem sepulturas antropomórficas, como em Perozelo e Cabeça Santa.
Para visitar estes locais fora do centro a melhor forma é ir de carro.


  Em Penafiel existe ainda o maior castro da Península Ibérica – o Castro de Monte Mozinho na freguesia de Galegos. Trata-se de uma cidade proto-romana.




Na freguesia de Lagares, e a não perder, a  Quintandona que é uma aldeia recuperada com casas em pedra de lousa e xisto, com uma beleza
e arquitectura singulares. Destaque para uma capela com mais de 200 anos e para o caminho que vai desde a aldeia até ao Monte da
Pegadinha - um excelente miradouro natural. 


Já não se pode falar de Penafiel sem falar da Quinta da Aveleda, reconhecida internacionalmente pelos seus vinhos, fica situada na Rua da Aveleda nº2 , e pode ser visitada   com marcação, para fazer a dita marcação podem entrar no site da quinta e preencher o formulário de visita (aqui).



Não esquecer de visitar o comércio tradicional, e uma boa opção é a loja Retinaphunk, fica no meio dos dois museus mencionados e em frente ao galeria gabinete, e com coisinhas lindas de perder a cabeça (aqui).

Para beber um copo, um café, relaxar...ficam aqui os meus predilectos.


Ep estudio café, no centro histórico mais informações (aqui)


E para relaxar e aproveitar a natureza o Bliss, localizado no Parque da cidade. Mais sobre este espaço (aqui).




Onde dormir...


Aposto que já estão "com água na boca" com estas fotos!


Este é um espaço novo e absolutamente delicioso, acho que as fotos falam por si. É o Solar Egas Moniz, onde podem dormir,comer e comprar lembranças da visita a Penafiel. Para conhecerem melhor visitem a página do Facebook do Solar (aqui).

Vamos agora ao património humano, quero partilhar convosco o trabalho de alguns Penafidelenses que merecem louvor.



 O André da Rocha, escritor, lançou o seu último livro"Um dia fora do tempo" no verão passado, podem ler mais e segui-lo pelo seu Blog (aqui).


As manas Vinha, proprietárias da Pretty Exquisite e bloguers reconhecidas pelo bom gosto e profissionalismo (aqui).


Rita Melo, artista plástica, já conta com exposições Internacionais e vale a pena espreitarem o trabalho dela (aqui).



Alberto Santos, escritor. A "Escrava de Córdova" está no meu top10, e foi o primeiro livro do autor que já conta com mais duas obras. 

Estas são as "gentes" da minha terra... 




Para quem gosta de Spas fica a dica:




Onde comer
Merendeira - Rua Joaquim Cotta

Como chegar a Penafiel
Carro: A4, Vila Real, Saída Penafiel/ Lousada
Comboio: linha Marco de Canaveses/Régua
Autocarro
Avião (ihihi): Aeroporto Sá Carneiro (Porto), metro para estação comboio de Campanhã, comboio para Penafiel.

Espero que visitem!! Boa Semana

(fotos/ imagens retiradas dos sites e paginas Facebook mencinadas)

Sem comentários:

Enviar um comentário